No final da página CLIQUE em: Postagens mais antigas. Para ler artigos anteriores.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atitude pessoal muda o mundo!



O lixo urbano é constituído predominantemente por matéria orgânica, e como tal sofre intensa decomposição, permitindo a reciclagem.

Diariamente, cada brasileiro produz uma média de 600 gramas de lixo.Por semana, essa quantidade é equivalente a um estádio do Maracanã lotado de porcarias.De toda essa sujeira, 70% vai para os lixões a céu aberto; 20%, para aterros com terra; 5% é jogada nos rios, e o que restou é incinerado ou vira adubo nas usinas de compostagem.Menos de 1% do lixo é reciclado.

Abaixo será mostrado os matériais que são coletados para reciclagem,os produtos que são recicláveis e os que não são, e o benefícios que esses produtos geram sendo reciclados.

°Metal:

Recicláveis: latas de alimento, cerveja e refrigerante, fios de cobre e arame.
Não-recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço e canos.

Cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia e evita a retirada de 5 toneladas de bauxita da terra.Cada cem latas de aço reaproveitadas economizam a energia equivalente a uma lâmpada de 60watts acesa por uma hora.

°Papel:

Recicláveis: jornal, revista, folha de caderno, computador e fax, caix, envelope, cartaz e fotocópia.
Não-recicláveis: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, pape sanitário, plastificado e parafinado, toco de cigarro e fotografia.

Cada tonalada de papel reciclado economiza, aproximadamente, 20 árvores adultas.Para cada tonelada de papel reciclado, 71% de energia é economizada em relação ao papel primário.

°Plástico:

Recicláveis: embalagens de material de limpeza e de margarina, copinho de café, cano, tubo, e saco plástico.
Não-recicláveis: cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito.

Facilite a reciclagem, retirando os rótulos de papel ou adesivos das embalagens.
O material reciclado não pode virar plástico novamente; ele é usado na fabricação de outros produtos, como brinquedos, sacolas e tubulações.

°Vidro:

Recicláveis: embalagens, garrafa e copo.
Não-recicláveis: espelho, lâmpada, cerâmica e porcelana.

Inteiro ou em pedacinhos, é totalmente reaproveitado.Não há perda de matéria-prima: 1 quilo de vidro equivale a 1 quilo de vidro novo.
Em relaçao á fabricação do vidro primário, uma tonelada reciclada economiza 13%de energia.

Embalagens de vidro não são biodegradáveis, ou seja, jamais se decompõem.

Se na sua casa é feita a separação dos materiais recicláveis leve-os para Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.

A tabela abaixo mostra os materiais e seu tempo de decomposição.

Texto: Lissa F.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário